O Barcelona se tornou uma espécie de bomba-relógio nos últimos anos. Depois de uma série de problemas financeiros e escândalos de menor potencial, novas acusações apareceram contra o clube catalão.
O Ministério Público espanhol acusa o clube de ter cometido o crime de corrupção empresarial contínua, por conta de uma fraude esportiva. Além do clube, dois ex-presidentes são acusados de administração desleal.
Pagamentos suspeitos
Pelo que fala a imprensa espanhola, o Barça fazia pagamentos minimamente suspeitos ao vice-presidente da Comissão de Arbitragem do país, Enríquez Negreira.
Negreira seria responsável por favorecer o Barcelona em tomadas de decisão de árbitros de campo, podendo mudar não apenas resultados de partidas, mas também dos campeonatos disputados em solo espanhol.
Entre 2001 e 2018, foram pagos mais de 7 milhões de euros para Negreira, que teve relacionamento com vários presidentes do clube catalão.
A coisa ficou tão absurda que o vice-presidente da comissão de árbitros mandou uma carta ao clube ameaçando divulgar as irregularidades caso os pagamentos terminassem em 2018. Ele não falou, mas o esquema foi descoberto.