Alternar corrida e caminhada no treino pode ser bom não apenas para os corredores iniciantes. Além de ser uma ótima maneira de evoluir no treino sem terminá-lo exausto, intercalar corrida e caminhada traz muitos benefícios.
A rápida recuperação é uma das grandes vantagens desse tipo de treino. Principalmente se você está começando a se exercitar agora ou retomando as atividades, dar um tempinho entre uma corrida e outra com uma caminhada para o corpo se recuperar vai fazê-lo terminar se sentindo bem melhor e menos cansado.
Outro benefício da corrida e caminhada alternadas é a redução do risco de lesão. Entre um grande esforço e outro, você dá um tempinho para o corpo se recompor e assim reduzir o estresse ao qual é submetido com as altas velocidades.
Juntar essas 2 modalidades também é uma forma de conseguir ir mais longe no mesmo treino. Se você não consegue correr 5 km direto, por exemplo, uma maneira de chegar a essa distância é variar entre corrida e caminhada.
O ideal é que a caminhada entre os períodos de corrida seja a uma velocidade média, nem tão forte para deixá-lo ofegante, nem tão fácil que pareça um passeio na praça.
Confiante dos pontos positivos de unir corrida e caminhada no mesmo treino, o ex-atleta olímpico Jeff Galloway criou o método Run-Walk-Run (do inglês, corra-caminhe-corra), que é a sistematização da estratégia usada instintivamente por qualquer corredor.
Afinal, quem nunca andou um pouquinho entre uma corrida e outra no dia que não estava 100%?
O método consiste em fazer o treino com intervalos de corrida e caminhada. Galloway indica aos iniciantes, que já conseguem caminhar 30 minutos sem parar, a alternar 50 segundos de caminhada com 10 segundos de corrida.
Aos poucos, o praticante pode ir aumentando os segundos de corrida, mas o ideal é manter sempre o tempo de caminhada, mesmo que reduzido a 30 segundos.
FONTE: Blog da Netshoes