A Liga Mundial de Surfe (WSL, sigla em inglês) definiu o calendário das 11 etapas da temporada 2023. A abertura será no Havaí, com o início da janela na praia de Pipeline, na Ilha de Oahu, neste domingo (29).
O Brasil vai competir com 10 atletas, entre os 36 participantes na disputa masculina. Gabriel Medina volta este ano, junto com Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Caio Ibelli, Jadson André, Yago Dora, os irmãos Miguel e Samuel Pupo, além de João Chianca e Michael Rodrigues, ambos classificados no Challenger Séries.
Já no feminino, o Brasil conta apenas com a gaúcha Tatiana Weston-Webb entre as 18 competidoras.
Saquarema
A etapa brasileira ocorrerá em Saquarema (RJ), de 23 de junho a 1º de julho, após o corte de notas no meio da temporada.
Assim como no ano passado, após cinco etapas do circuito avançarão os surfistas (homens e mulheres) com melhores médias.
Entre os homens, dos 36 que iniciarem a disputa, seguirão apenas 24 na competição.
Já no feminino, das 18 participantes, apenas 12 continuarão na busca pelo título mundial. Quem ficar pelo caminho, disputará a divisão de acesso à elite da modalidade, a Challenger Séries.
O término da temporada 2023 está previsto para o período de 7 a 15 de setembro, com as Finais da WSL na praia de Trestles, na Califórnia (Estados Unidos).
A competição final, em formato de mata-mata, reunirá os cinco melhores do ano em cada gênero (feminino e masculino).
https://twitter.com/WSLBrasil/status/1617501278870847494?s=20&t=Pf2QqqAUkH4gGEU87mDmhg
Agência Brasil