Mulheres são maioria nos pódios do Brasil em 2023

FOTO: Reprodução | COB

As atletas brasileiras brilharam em Campeonatos Mundiais disputados este ano. Das 23 medalhas conquistadas pelo Brasil em provas olímpicas as mulheres somaram 12 pódios para o país. Os números mostram que elas dominam também a quantidade de títulos.

Cinco das sete medalhas de ouro foram para a dupla Duda e Ana Patrícia, do vôlei de praia; Mayra Aguiar e Rafaela Silva, do judô; Rebeca Andrade, da ginástica artística; e Rayssa Leal, do skate.

Para o diretor de Alto Rendimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Ney Wilson, o esporte olímpico brasileiro segue em evolução, especialmente com as conquistas das mulheres nos últimos anos.

“A participação das mulheres tem progredido bastante, seja em Jogos Olímpicos, Pan-americanos ou Sul-americanos. Das sete medalhas de ouro conquistadas em Tóquio, três foram das atletas brasileiras. Agora em Campeonatos Mundiais foram cinco. Isso mostra a evolução feminina nas conquistas do Brasil em uma velocidade maior que o masculino e, de um modo geral, elas vêm ocupando esse espaço de forma consistente. Entendo que o COB faz muito bem esse papel na busca da equidade, pois temos trabalhado na procura de treinadoras, árbitras e gestoras que também possam contribuir dentro desse processo”, afirmou.

Ney Wilson avaliou ainda a participação feminina até Paris 2024. “Essa evolução não vai parar por aqui. Creio que chegaremos mais fortes em Paris com a equipe feminina e muitas possibilidades de medalhas. Temos muito o que potencializar nesse trabalho, porque existem muitas especificidades das mulheres. Mas também acredito que o COB tem dado essa atenção há um tempo, e tendo uma participação maior em todas essas áreas conseguimos trazer mais detalhes que sejam importantes na performance da mulher”, concluiu.

Mais Informações: COB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *