Que o esporte é importante para qualquer idade não se discute. No Brasil, o futebol, paixão nacional, é um dos esportes preferidos na infância.
Para a criançada, o futebol é lúdico e tem entre outras funções socializar com os amigos da rua ou da escola. Nos clubes, no entanto, jogar bola é muito mais do que apenas uma brincadeira de criança.
O Blog Esporte convidou Rubens Procópio, profissional da Educação Física, especializado em Metodologia do Futebol e professor do PSG Academy Natal, para falar mais sobre o assunto.
Além da atividade lúdica, Rubinho, como é mais conhecido, fala também do lado técnico e profissional da prática do futebol na fase infantil:
Blog Esporte – Qual a importância de iniciar uma criança no futebol?
Rubens Procópio – Estimular o desenvolvimento motor, trabalhando o caminhar, a corrida, o salto, a lateralidade, o chute, entre outros fatores. Esse processo pode ser iniciado de forma lúdica, adicionando a bola em momentos oportunos.
BE – Quais os benefícios da prática do futebol para uma criança?
RP – A prática do esporte em si já traz inúmeros benefícios à criança. Agora, o desenvolvimento motor é o fator principal que a criança pode receber como benefício. Podemos citar ainda a disciplina, a convivência social, o entendimento de regras, o trabalho em equipe, a tomada de decisões, o vencer e perder… Temos, também, no aspecto nutricional, o combate a obesidade, além de ter o poder de realizar um sonho, como diz a música do Skank: “quem não sonhou em ser um jogador de futebol”.
BE – Qual a melhor idade para a criança entrar numa escolinha?
RP – A partir dos 3 anos de idade já pode ser feito um trabalho lúdico com elas, acompanhado de bolas. Dos 5 para os 6 anos, podemos continuar com o trabalho lúdico, mas com pouca intensidade, e aí adentramos com a parte inicial dos fundamentos: passe, domínio, condução, chute…
BE – Então, há um trabalho mais técnico e tático, além da atividade lúdica.
RB – A atividade lúdica é de suma importância para o início da prática do futebol, mas não deve ser exclusiva. Pode-se inserir a bola baseando-se em alguns fundamentos do futebol. O treino técnico e tático é o treino onda as principais conclusões são tiradas: identificação de talentos; organização de formação defensiva e ofensiva, cobradores de falta. Observamos ainda o desenvolvimento de habilidades individuais, onde podemos ter uma ideia de onde encaixar àquele jogador. No quesito tático é a forma de como vai jogar: ofensivo ou defensivo, esquema de jogo – 4-3-3, 4-4-2, 3-5-2… Esses trabalhos são de suma importância em qualquer escolinha.
3 Responses
Muito boa a reportagem, o assunto e os professores e profissionais envolvidos.
Aqui é a Mariana De Oliveira, gostei muito do seu artigo
tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Valeu, Mariana! Que bom que gostou…