Cada vez mais, a medicina comprova que aquela crença de que mulheres grávidas precisam ficar em constante estado de repouso não condiz com a realidade e não é sinônimo de saúde. Por isso, de alguns anos para cá, quem é assíduo das academias pôde observar uma crescente no número de gestantes mantendo a rotina de treino ativa, inclusive nos momentos mais avançados da gravidez.
A história da advogada potiguar Cristianne Diniz é o exemplo perfeito de que a gestação não precisa ser sinônimo de estagnação. Amante da natação desde a infância e ex-atleta de basquete da Seleção do Estado do Rio Grande do Norte, Cristianne conta que descobriu a corrida em 2012, e o amor pela nova prática logo se uniu ao amor que ela sempre teve por competições esportivas.
Com a meta de disputar uma competição de Ironman em 2019, a potiguar intensificou os treinos durante meses, com rotinas intensas de natação, ciclismo e corrida. “No fim, os resultados foram melhores do que eu esperava. Fiquei em 13° lugar no geral e em 4º lugar na minha categoria, o que me garantiu uma vaga para o Mundial de Ironman que aconteceria meses depois, nos Estados Unidos”, conta.
E foi enquanto se preparava para o Mundial que Cristianne descobriu que o maior prêmio da vida já estava a caminho. “Achei que estava passando por um período de amenorreia, que é a ausência de menstruação em decorrência de um treinamento físico intenso. Mas, para a minha surpresa, descobri que estava grávida de quase 6 semanas. Ou seja, fiz a prova de Ironman grávida”, relembra.
Com a confirmação da gravidez, a advogada continuou sendo quem sempre foi: uma atleta apaixonada por exercícios físicos. Com acompanhamento da equipe de profissionais da Bodytech Tirol e orientação médica, a atividade física continuou dentro da academia e foi crucial para manter a saúde física e mental durante toda a gestação.
Considerando um ponto de vista profissional, Emmanuel Lacerda Cabral tem 20 anos de experiência como personal trainer dentro da academia Bodytech Tirol. Com todo esse tempo de carreira, ele já teve a oportunidade de orientar o treino de dezenas de gestantes, e confirma que, com a orientação correta, as mamães não só podem como devem praticar exercícios físicos.
“Adequando a intensidade do exercício para cada semestre, as gestantes podem treinar até os últimos dias de gravidez. Além de aliviar desconfortos, são inúmeros os benefícios de manter a rotina de treinos, entre eles posso citar o aumento da circulação fetal, controle da diabetes gestacional e redução do risco de pré-eclâmpsia”, conclui Emmanuel.