Riscos de lesões dos peladeiros de fim de semana

FOTO: Divulgação

A bola já está rolando na Copa do Mundo do Catar e muita gente vai ficar ligada nas partidas com as melhores seleções do planeta. Com vários jogos e craques dando show nos campos, bate aquela vontade de jogar uma pelada com os amigos nas horas vagas. Mas se você é “atleta de fim de semana”, sedentário, e está parado há muito tempo, é preciso ficar atento porque são grandes as chances de lesões.

Quem afirma isso é o fisioterapeuta especialista em ortopedia e traumatologia hospitalar, Jorge Ivan, um dos diretores do Centro Vitta. Segundo ele, a pessoa sedentária não dá os estímulos necessários ao seu organismo para que seu aparelho locomotor esteja forte o suficiente para uma sobrecarga. E isso pode levar a lesões musculares e entorses articulares, acarretando lesões nos ligamentos, problemas nos tendões e outras mais, sem contar o risco de infartos.

“Por isso, é fundamental a prática de uma atividade física regular sob a orientação de um profissional de educação física. Se por acaso, a pessoa sente dor em algum lugar do corpo, antes de iniciar a atividade física, é importante passar em consulta com um médico e/ou fisioterapeuta competente para fazer o diagnóstico e o tratamento adequado”, orientou.

Usar chuteira, proteção, roupas e equipamentos adequados são importantes para evitar lesões. Mas não é só isso. “Sempre falo para meus pacientes que praticam algum tipo de esporte que tão importante quanto a prática de uma modalidade esportiva é preparar o corpo para tal, ou seja, fazer musculação para fortalecer os músculos, pilates para ganhar flexibilidade, mobilidade, coordenação ou o chamado treinamento funcional para melhorar a capacidade cardiorrespiratória, força, potência muscular, agilidade e resposta rápida às mudanças de posição e direção do movimento”, completou.

O especialista reforça ainda que não é interessante fazer atividade apenas uma vez por semana, no caso dos peladeiros de ocasião, porque o organismo, certamente, não desenvolverá condicionamento. Outro alerta é o churrasquinho com cerveja depois da pelada.

“Tem que se ter o cuidado de estar sempre bem hidratado e não gerar uma desidratação acentuada com grande perda de sódio e potássio. Afinal de contas, tanto a carne com muito sal, quanto o álcool já levam à perda de líquidos pelo organismo”.

Sobre o Centro Vitta Natal

O Centro Vitta é referência em Natal para o diagnóstico, tratamento e manejo da dor. Na clínica, são aplicados os melhores métodos, com comprovação científica e reconhecimento internacional, para reestabelecer as capacidades funcionais de pessoas que sentem dores, segundo um contexto biológico, social ou psicológico, por meio de diagnóstico especializado, educação de hábitos, tratamento personalizado e atendimento humanizado.

A equipe reúne fisioterapeutas, médicos, cirurgiões, nutricionistas e profissional de educação física. O espaço, que conta com instalações amplas e modernas, fica localizado na rua Leonardo Drummond, 1610, Lagoa Nova. O telefone para contato é (84) 3206-3327. Mais informações pelo endereço eletrônico centrovitta.com ou pelo perfil @centrovittanatal nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *