Depois de anunciar a não realização da fase final da 50ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, o Governo potiguar voltou atrás e manteve a realização dos JERNs, que começam dia 29/11.
O anúncio da não realização da fase final com as equipes classificadas das regionais do interior causou uma indignação geral e um alvoroço no fim de semana.
Tudo porque a empresa que venceu a licitação majorou em 240% os valores referentes à hospedagem e alimentação dos atletas que viriam do interior.
A solução imediata foi realizar a fase final só com as escolas de Natal. Motivo suficiente para protestos e manifestações pelas redes sociais.
Mas, no final da noite deste domingo (20/11), a Secretaria Estadual da Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SEEC e a Subsecretaria de Esporte e Lazer – SEL emitiram uma nota garantindo a realização dos jogos, mesmo sem o apoio da empresa que venceu a licitação, que será responsabilizada judicialmente.
“O início da etapa final dos jogos será adiado para o dia 29 de novembro, neste dia também haverá a abertura solene, às 16h, no Espaço Cultural João Paulo II (no Centro Administrativo), em Natal. Até esta data serão adotadas providências necessárias para garantir a realização do evento”, disse Canindé França, subsecretário do Esporte e do Lazer do Governo.
Acerta o Governo em garantir a realização da 50ª edição de um evento esportivo, que já revelou atletas olímpicos como Magnólia Figueiredo, Vicente Lenilson, Virna e Bruno Fratus.
“Estamos superando o mais duro golpe já recebido nesses 50 anos de JERNs. Mas, com organização e compromisso vamos superar os problemas para a realização da edição dos Jogos Escolares 2022, conforme planejado durante o decorrer do ano. Nossos alunos-atletas e profissionais terão sim as condições necessárias para viabilizar suas presenças nessa festa do esporte escolar do RN”, comentou França.
E o Governo do RN não deve deixar barato essa situação e entrar na Justiça mesmo contra essa empresa, que venceu a licitação e depois alegou não ter mais condições de cumprir o contrato de hospedar e alimentar os 3.576 atletas.