Copa do Mundo FIFA: como surgiu e o que virou

FOTO: Divulgação | FIFA

Maior torneio esportivo do mundo, a Copa de futebol da FIFA teve a sua primeira edição em 1930, graças aos esforços de Jules Rimet, presidente da entidade que dita as regras do futebol mundial desde 1904, quando foi fundada.

O dirigente sempre teve a ideia de promover o torneio de seleções e depois do sucesso do futebol nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, ambos vencidos pelo Uruguai, Rimet ganhou ainda mais argumentos para realizar o Mundial.

Em 1928, em Amsterdã, na Holanda, a FIFA bateu o martelo e definiu a Copa do Mundo a cada quatro anos. Um ano depois, em Barcelona, ficou decidido que a primeira edição seria no Uruguai, então bicampeão olímpico de futebol.

A Celeste acabou confirmando o favoritismo e conquistando o título da primeira Copa, com um sonoro 4 x 2 diante dos rivais argentinos.

Padrão FIFA

O Mundial da FIFA evoluiu com o passar dos tempos e se aproxima dos 100 anos, como um exemplo de organização ao ponto de ter sido cunhada a expressão ‘Padrão FIFA’ para definir um nível de excelência do evento e seus equipamentos.

A Copa do Mundo, hoje em dia, é um torneio bilionário, com audiência de metade da população do Planeta, em média, nas últimas três Copas.

Com custo estimado de US$ 220 bilhões, a primeira edição do torneio mundial realizada no Oriente Médio será a mais cara da história

Esse ano, pela primeira vez, será realizado no fim do ano, nos meses de novembro e dezembro, para fugir do calor infernal do meio do ano, meses de junho e julho, no Catar, sede de 2022.

Todos Campeões

Entre os maiores campeões estão: Brasil (5 títulos), Alemanha e Itália (4 títulos cada), Argentina e Uruguai (2 títulos cada), Espanha, França e Inglaterra (1 título cada).

As Seleções que mais vezes foram vice-campeãs: Alemanha, derrotada em 4 finais (1966, 1982, 1986 e 2002), seguida da Argentina, que perdeu em 3 finais (1930, 1990 e 2014). A Holanda também participou de três finais e saiu derrotada de todas (1974, 1978 e 2010).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *