Centenário, o futebol é um dos esportes mais praticados do mundo. A Copa da FIFA, por exemplo, é o evento esportivo mais visto pelo planeta. E para o Brasil, como todos nós sabemos. O Blog Esporte revirou os arquivos e trouxe aqui 8 curiosidades do esporte bretão, que tanto encanta desde o século 19:
GOLEADA HISTÓRICA
Em 2002, em Madagascar, houve o maior recorde da história em um jogo: 149, precisamente. O curioso é que todos os gols foram contra. Essa goleada, na verdade, foi uma forma de protesto do time SO I’Emyrne, que se sentiu prejudicado pela arbitragem em jogos anteriores.
TRÊS TIMES EM CAMPO
Em 1950, o dinamarquês Asger Jorn inventou um campo hexagonal que causou um reboliço no futebol. A ideia do artista era fazer com que 3 equipes pudessem jogar ao mesmo tempo. Ganharia a equipe que levasse menos gols.
TODAS AS COPAS
Além de ser o país que mais venceu mundiais até o momento (cinco no total), o Brasil é o único que jogou em todas as Copas do Mundo. Curiosamente, embora tenha vencido grandes potências do futebol, como Alemanha, Argentina e França, a Seleção ainda não conseguiu derrotar a Noruega: são 2 empates e 2 derrotas em 4 jogos.
VOCÊ SABIA?
O termo hat-trick, muito usado no futebol, faz referência a um famoso truque de mágica que consiste em tirar três coelhos de uma cartola, um a um. No futebol, um hat-trick ocorre quando um jogador consegue fazer três gols no mesmo jogo.
JOGADOR EXPERIENTE
Diferentemente da maioria dos jogadores de hoje em dia, que se aposentam antes dos 40 anos, o japonês Kazuyoshi Miura é o jogador mais velho ainda em atividade. Com 55 anos de idade, ele atua no Yokohama FC, da 1ª Divisão do futebol japonês. Que fase!
MANTO AZUL
A Seleção Brasileira já usou muito modelos de uniforme. Além da tradicional camisa amarela, a azul também se consolidou porque a Suécia, que jogaria contra o Brasil, decidiu, nas vésperas da partida, usar camisa amarela, e a Seleção Brasileira teve de “se virar”. Dentre as muitas versões para a escolha da cor da camisa, há uma que aponta que a inspiração tenha vindo do manto de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.
EXPULSÃO EM MASSA
O maior número de expulsões em uma partida de futebol no Brasil ocorreu em 1954 entre Portuguesa e Botafogo no torneio Rio-São Paulo. Nessa partida, 22 jogadores foram expulsos após uma confusão envolvendo os dois times.
MAIOR PÚBLICO
Em jogo decisivo pela Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, realizado no Estádio Maracanã em 31 de agosto de 1969, Brasil e Paraguai conseguiram a façanha de atrair o maior público em uma partida de futebol no Brasil: foram 183.341 ingressos vendidos.