Os enxadristas do Rio Grande do Norte estão vivendo uma importante experiência no Zonal 2.4 FIDE, seletiva para Copa do Mundo de Xadrez, que acontece em Natal, e reúne os Grandes Mestres da modalidade do Brasil, Bolívia, Equador e Peru. No absoluto são dez potiguares e no feminino quatro representantes do nosso estado na competição sul-americana.
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo, pela primeira vez os atletas do RN estão tendo a chance de enfrentar os melhores enxadristas dos quatro países. “É uma experiência única para os potiguares que estão tendo a chance de enfrentar e assistir os grandes mestres sul-americanos, adquirindo experiência e aperfeiçoando o nível técnico que é muito elevado”, comenta Igor.
Giovanni Brandão Tavares, ex-aluno do colégio Nossa Senhora das Neves, pertence a categoria Sub-16, e teve o privilégio de enfrentar e vencer o paulista Hebert Carvalho, Mestre FIDE, e atual campeão brasileiro sênior, estilo rápido. Nesta quarta-feira (5), pela quinta rodada, Vitor Firmo, aluno da UFRN, empatou na partida contra o Grande Mestre (GM) Evandro Barbosa, de Santa Catarina.
A seletiva da Copa do Mundo de Xadrez está ocorrendo no salão de eventos do hotel Golden Tulip, em Ponta Negra, e vai até o domingo (9). Os jogos começam a partir das 9h, pelo período da manhã, e 17h no horário da tarde. Os campeões, além das três vagas para a Copa do Mundo, em local a ser definido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), dividirão premiação no valor de R$ 45 mil.