O Time Brasil segue na liderança dos Jogos Sul-americanos Assunção 2022. Com as medalhas conquistadas nesta quinta-feira (06/10), o país já alcança 148 pódios no evento continental. Ao todo, são 62 ouros, 48 pratas e 38 bronzes.
A Colômbia vem na segunda colocação com 114 medalhas no total, sendo 33 douradas. Os destaques verde e amarelos do dia vieram da esgrima e ginástica artística.
Na esgrima, em dois confrontos finais contra a Argentina, duas medalhas de ouro por equipes, na espada feminina e no florete masculino.
“Hoje dei meu sangue para sair daqui com essa medalha. É muito bom também ter a Nathalie (Moelhausen) e a Amanda (Simeão) como companheiras de equipe. Além de jogarem muito bem, elas são muito parceiras, estão sempre me ajudando”, declarou a espadista Victoria Vizeu, de 18 anos, caçula da equipe, mas que se agigantou contra as argentinas na final (vitória por 45 a 36).
No florete masculino, a disputa foi bem mais acirrada, com a vitória sobre a Argentina por 45 a 42. O final foi tenso, com os argentinos próximos de virar o placar, mas Guilherme Toldo garantiu os últimos pontos para o Brasil. “Ganhei a prata no individual e agora o ouro por equipes. Quero dar os parabéns para todos da equipe e para as meninas, que também conquistaram o ouro”, comemorou Guilherme.
Na ginástica artística, as meninas se sagraram campeãs da prova por equipes e conquistaram a medalha de ouro, repetindo o feito dos homens. No individual geral, Julia Soares também conquistou o ouro e, de quebra, ainda teve a companhia de Carolyne Pedro no pódio, que ficou com a prata.
“Foi uma participação incrível da equipe. Conseguimos mostrar confiança e o apoio que uma tem da outra. Eu, pessoalmente, não esperava esse resultado. Vim pensando em fazer meu melhor em cada aparelho”, afirmou Julia.