A assinatura “Desenvolvendo Campeões” que os Jogos da Juventude carregam é mais que um lema. Em busca da excelência e de processos que sustentem a formação de atletas de alto rendimento no país, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) montou no Centro de Convenções de Aracaju, em paralelo às competições: o Centro de Avaliação e Monitoramento.
O local recebe os mais de 4 mil atletas do evento diariamente para um mapeamento sem precedentes.
“No COB nós sempre entendemos que nos Jogos da Juventude passam atletas medalhistas olímpicos, campeões mundiais e isso é um dado bastante positivo. Nós queremos ir além e entender como esses atletas são quando têm 15, 16 anos de idade”, explica Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.
O objetivo do Centro de Avaliação e Monitoramento é começar a mapear esses atletas num estágio ainda mais inicial do que historicamente tem sido feito.
Como conta Kenji, “num momento em que eles estão começando no caminho olímpico, no esporte de rendimento para junto das confederações trabalharmos”. Assim, é possível monitorarmos esses jovens por anos. “Até eles chegarem a integrar uma seleção olímpica e representar o nosso país em grandes Jogos multiesportivos internacionais”, espera o diretor do COB.
Mais Informações: cob.org.br