Atletas da Bolívia, Brasil, Equador e Peru vão disputar, em Natal, de 3 a 9 de outubro, no Hotel Golden Tulip, em Ponta Negra, a seletiva para a Copa do Mundo de Xadrez.
A competição sul-americana Zonal 2.4 da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) vai distribuir R$ 45 mil de premiação aos campeões das categorias absoluto e feminino.
Essa será a segunda vez que a região Nordeste sediará o Zonal mais importante do calendário do xadrez sul-americano. A primeira vez aconteceu em 1975, na cidade de Fortaleza.
“Depois de 47 anos conseguimos trazer essa importante competição para o Nordeste e a expectativa é de uma seletiva com participantes muito fortes, mas esperamos que as duas vagas fiquem com o Brasil”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site xadrezpotiguar.com.br. O estilo que será disputado na seletiva em Natal é o clássico, mas em caso de empate, as vagas serão definidas no estilo rápido e blitz.
SÊNIOR
O Brasil já definiu os dois representantes para o Campeonato Mundial Sênior, que acontecerá na Itália, em novembro. As duas vagas foram definidas no Campeonato Brasileiro Sênior, realizado em João Pessoa.
Na classe acima de 65 anos, o campeão e classificado foi Celestino Júnior, de São Paulo, enquanto Darcy Lima, do Rio de Janeiro, é o segundo representante brasileiro na categoria acima de 50 anos.