O Brasil fechou a primeira janela da segunda fase das Eliminatórias da Copa do Mundo com derrota para o México por 82 a 72, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.
Com as derrotas para Porto Rico e México, o Brasil tem campanha de 5 vitórias e três derrotas, ocupando a terceira colocação do Grupo F, empatado em campanha com o México e o Uruguai, mas atrás dos mexicanos e à frente dos uruguaios nos critérios de desempate.
Pelo formato de disputa, o Brasil ainda encara americanos (dentro e fora de casa), México (fora de casa) e Porto Rico em casa. Todos os times trazem os seus resultados da primeira fase, e não se enfrentam novamente, portanto, Uruguai e Colômbia, rivais brasileiros no começo, não nos encaram de novo.
Ao fim da disputa, em fevereiro de 2023, os três melhores do Grupo F e os três melhores do Grupo E, com Bahamas, Canadá, Argentina, Venezuela, República Dominicana e Panamá, vão ao Mundial, assim como o melhor quarto colocado das duas chaves.
Copa de 2023
A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa.
A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.