Foram tenebrosos seis anos de espera. Mas, o pesadelo, finalmente, acabou e o América está de volta à Série C do Campeonato Brasileiro. E o acesso teve todos os ingredientes que o torcedor adora: tensão, emoção e gol decisivo no último minuto dos acréscimos.
Alguns colegas da crônica esportiva chegaram a relatar pelas redes sociais que pelo menos quatro torcedores passaram mal (todos bem já, graças a Deus) na hora do gol.
Não era para menos, muitos anos de espera, duas vezes bateu na trave, sendo eliminado no último mata-mata (quartas de final) da 4ª Divisão, considerada o fundo do poço para vários clubes.
Como se não bastasse todos os ingredientes emocionais, a vitória sobre o Caxias/RS foi de virada. O time gaúcho abriu o placar, ampliando a vantagem que já tinha no início do segundo tempo.
Mas, o Alvirrubro reagiu, empatou e virou (aos 40 do tempo regulamentar), com gols de Iago, e quando todos já falavam em decisão nos pênaltis, apareceu Téssio arriscando um chute de fora da área.
O goleiro do Caxias aceitou e a bola foi dormir no fundo da rede para delírio da massa americana que lotou a Arena das Dunas neste domingo (28/08) mais uma vez: 27.814 pagantes.