A Cidade de Aracaju, capital de Sergipe, vai receber, entre os dias 2 e 17 de setembro, a festa do esporte escolar. Cerca de 4 mil estudantes de 1.856 escolas de todo o país vão disputar 16 modalidades, em mais uma edição dos Jogos da Juventude – categoria 15 a 17 anos.
A transmissão dos Jogos da Juventude 2022 será feita pelo Canal Olímpico do Brasil, como fruto de uma parceria do COB com a plataforma de streaming NSports. O veículo de comunicação do COB também montará um estúdio para a realização de entrevistas e produção de conteúdo no centro de convivência dos Jogos.
Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio do Governo do Estado de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju. Além das disputas esportivas, o evento contam com uma série de atividades complementares que prometem agitar o Centro de Convenções de Aracaju.
“Temos números muito robustos e gratificantes para nós que trabalhamos o ano inteiro com muito afinco para oferecer um serviço de muita qualidade para todos que estarão em Aracaju. Estamos muito próximos do evento, ansiosos para receber a todos. Boa parte da nossa equipe já está na cidade no processo de montagem do Comitê Organizador, locais de competição, restaurante central. Passarão por lá os melhores atletas até 17 anos do Brasil e, sabendo dessa relevância e da grandiosidade do evento, estamos comprometidos em oferecer um serviço de excelência para que eles se sintam cada vez mais motivados a fazerem parte de um evento do Comitê Olímpico do Brasil e de seguirem o seu caminho olímpico”, afirmou Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.
Novo formato privilegia melhores
Para chegarem na etapa nacional do evento, mais de 2 milhões de estudantes disputaram seletivas municipais e estaduais. Em 2022, os Jogos da Juventude serão realizados em um novo formato, para possibilitar que os melhores atletas do país na faixa etária participem da competição.
Assim, nas modalidades coletivas, as equipes serão representadas por seleções estaduais com atletas de diferentes instituições de ensino. Até a edição passada, as equipes eram formadas por alunos de uma única escola.
Estudantes disputam 16 modalidades
São 16 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e wrestling.
Vão estar disponíveis 15 instalações esportivas, além de 20 hotéis que serão impactados com 34 mil diárias ao longo do evento. O coração dos Jogos da Juventude 2022 será o Centro de Convenções de Aracaju, onde o COB está montando o Centro de Convivências, local que promoverá muita interação entre os participantes.
Centro de Convivência do COB
Lá haverá disputas de quatro modalidades e serão realizadas atividades educativas, culturais, experimentações esportivas, ativações e interatividade. No palco principal, serão feitas as entregas das medalhas aos atletas e equipes vencedoras.
Um grande refeitório servirá em torno de 70 mil refeições ao longo dos dias. Outra ação prevista para o local é um stand do Laboratório Olímpico do COB para avaliação e monitoramento dos principais destaques da competição.
Observadores técnicos das Confederações Brasileiras Olímpicas estarão presentes de olho nos futuros talentos do esporte nacional.
Os Jogos da Juventude têm tradição em revelar grandes nomes como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, todos do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.
Alguns destes grandes atletas que eventualmente já passaram pelos Jogos da Juventude atuarão como embaixadores, compartilhando suas experiências com a nova geração. As campeãs olímpicas Ana Marcela Cunha e Rebeca Andrade e a medalhista mundial Letícia Oro já confirmaram presença.