A televisão e o rádio continuam tendo a sua importância como meio de comunicação para o esporte, mas com o avançar da tecnologia e popularização da internet, surgiram novas possibilidades, que abriram portas para outras formas de se comunicar.
Plataformas de streaming, podcasts, redes sociais, e-mails, sites e blogs são alguns novos meios utilizados por empresas de mídia e de marketing, clubes, entidades esportivas, atletas e profissionais da comunicação para distribuir conteúdo.
Ex-apresentador do Globo Esporte, Big Brother Brasil, The Voice e Domingão do Faustão, Thiago Leifert é um bom exemplo de jornalista que migrou do ‘mundo encantado’ da televisão para esse novo meio, também encantado, da internet.
YouTube, Amazon e Betfair são algumas das novas apostas do ex-apresentador do Globo Esporte, que trabalhou mais de 15 anos na TV brasileira.
Além de continuar fazendo publicidade para marcas como Claro, Ypê, Safra e Playstation, Tiago se dedica atualmente à criação de conteúdo no canal do YouTube 3NaÁrea e, por intermédio da Ogilvy, ele participa do “Dia de Jogo”, programa de streaming da Betfair.
Como narrador, ele se juntou a Casimiro no Amazon Prime durante os jogos da Copa do Brasil e, em breve, se prepara para narrar a Copa do Mundo pelo Globoplay. Um mundo de possibilidades se abriu para o profissional da comunicação.
Clubes de futebol e entidades esportivas também aproveitam o momento para produzir o próprio conteúdo, como o Comitê Olímpica Brasileiro (COB), que transmite competições de modalidades olímpica pelo Canal Brasil (site e youtube) ou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que transmite jogos pelo seu canal do Youtube.
A maioria dos clubes brasileiros que disputam as quatro Séries do campeonato nacional também produzem e distribuem conteúdo pelos seus sites, redes sociais e canais do youtube. Esse nomo modelo de negócio já deixou de ser tendência. É uma realidade.
O twitter é a rede social que funciona como um jornal em tempo real para divulgar eventos e resultados, por exemplo. Atletas também usam as redes sociais para mostrar seu cotidiano e resultados aos fãs. Além do twitter, o Instagram e o Tik Tok também tem sido bastante utilizado por atletas e clubes.
As novas plataformas de streaming, que transmite principalmente o futebol, de campeonatos mais famosos como a Bundesliga (Onefootball) à outros nem tanto famosos assim, como o Koreano ou Norueguês (Eleven). Tem ainda as casas de apostas investindo cada vez mais no ecossistema esportivo. E isso é só o começo.