Audiência recorde e estádios lotados. O futebol feminino parece ter caído realmente no gosto do torcedor, que ficou ligado neste fim de semana para acompanhar as finais da Copa América e Eurocopa.
Só no Reino Unido, onde foi realizado a Euro Feminina, 17,4 milhões de pessoas assistiram ao jogo, que só foi decidido na prorrogação: Inglaterra 2 x 1 Alemanha.
A final europeia teve a maior audiência de um jogo de futebol feminino na história da TV britânica e foi o evento televisivo mais assistido neste ano.
Também houve recorde no estádio. O histórico estádio de Wembley recebeu 87.192 torcedores. O detalhe é que foi o maior público da história da Euro, considerando as duas modalidades, masculina e feminina.
SBT alcança o segundo lugar na audiência
Pelas bandas da América do Sul, o SBT (emissora de TV Aberta que transmitiu a Copa América Feminina com exclusividade para o Brasil) comemorou segundo lugar na audiência.
A emissora de Silvio Santos marcou 5.0 de média, com picos de 6.5, segundo dados prévios do Kantar Ibope. contra 23 de “Jornal Nacional”, “Pantanal” e “Altas Horas”, atrações da Globo. O futebol feminino está em ascensão na TV aberta. Além do SBT, Globo e Band exibem o esporte.
Conheça as campeãs da CONMEBOL Copa América 2022.
Brasil conquista a América
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo ao vencer as anfitriãs, Colômbia, na final do sábado (30): 1 x 0, no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga.
O gol da final foi marcado pela meia-atacante Debinha, de pênalti, aos 38 minutos do primeiro tempo.
Essa foi a oitava conquista da Copa América pelo Brasil, que terminou o torneio com 100% de aproveitamento.
Além das vagas para a Copa do Mundo de 2023 e para as Olimpíadas de 2024, a conquista marcou o sucesso de uma nova geração do futebol feminino nacional.
Pela primeira vez desde 1995, o Brasil não contou, em uma competição internacional, com pelo menos uma das estrelas do trio Cristiane, Formiga e Marta. As duas primeiras se aposentaram e a camisa 10 está se recuperando de uma cirurgia no joelho.
Brasil e Inglaterra se enfrentam na Finalíssima – campeão da Eurocopa x campeão da Copa América – em data ainda a ser confirmada pela UEFA e Conmebol, organizadoras do evento.