O atletismo brasileiro fez a melhor campanha da história em Campeonatos Mundiais de Atletismo, que este ano foi realizado em Eugene, Oregon, nos Estados Unidos.
Após 10 dias de competições, encerrada neste domingo (24/7), no Estádio Hayward Field, o Brasil obteve 34 pontos no Placing Table da World Athletics, que soma as posições dos top 8 na competição, ficando em 13º lugar.
O Brasil teve 10 atletas entre os top 8 e duas medalhas – ouro com Alison dos Santos, nos 400 m com barreiras, e bronze com Letícia Oro Melo, no salto em distância.
“Foi uma delegação interessante em vários aspectos, não só pelo tamanho – até porque para Tóquio já havíamos enviado uma equipe grande, bem como em competições como o Sul-Americano, o Ibero-Americano e o Mundial Indoor, dando a oportunidade aos atletas de competir em provas importantes do calendário”, disse Claudio Castilho, secretário geral da Delegação em Oregon e representante de Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), nas reuniões da World Athletics.
“Na medida em que formos avançando no ciclo olímpico e com análises e avaliações de desempenho será possível investir em atletas que estão apresentando evolução e desenvolvimento a caminho, principalmente, das medalhas”, apontou Claudio para o futuro.