O grupo da família Walton-Penner, liderado pelo filho do proprietário da rede de varejo Walmart, está prestes a fechar um acordo de compra da franquia Denver Broncos pelo valor astronômico de de 4,65 bilhões de dólares. Isso mesmo: 4,65 bi.
O negócio, porém, precisa passar ter o aval de todos os times da NFL – a liga profissional de futebol americano. Caso seja aprovado, o maior negócio da história do esporte americano estará consolidado.
É ou não é um ‘big deal’ (grande acordo, traduzindo para o português))? Como bem frisou a newsletter The Camps, braço esportivo da newsletter The News.
O grupo Walton-Penner quer se tornar dono de cinco das maiores franquias do Colorado. Eles já são donos do Denver Nuggets, Colorado Avalanche, Colorado Rapids e Colorado Mammoth, além de uma empresa de mídia do estado.
Grandes negócios no esporte
Esta transação envolve cifras nunca vistas antes na vnda de uma franquia esportiva norte-americana na história. O que reforça o potencial do esporte como negócio.
Para efeitos comparativos, antes desse, os maiores negócios do esporte americano tinham sido a venda do New York Mets, do baseball, por 2,45 bilhões de dólares, e do Carolina Panthers, da NFL, por 2,3 bi de dólares.
Franquia Denver Broncos
De acordo com apuração do The Champs, a franquia pertencia a Pat Browlen, que a adquiriu em 1984 e tocou suas atividades até 2014, quando se afastou para se tratar do Mal de Alzheimer — e faleceu em 2019.
A situação, no entanto, não ficou muito bem resolvida, porque ele não definiu quem seria o responsável pela sucessão, o que gerou uma grande disputa judicial entre os interessados em administrar a franquia.
Diante de todas essas dificuldades, a única, e melhor, saída foi a venda da franquia, deixando com que outro proprietário pudesse tomar conta do negócio.
(com informações do The Champs)