Seja na telinha do computador, pelo aplicativo do celular (ou tablet), ou pela tradicional TV. Não importa o meio de distribuição e transmissão, as plataformas de streaming chegaram para ficar. E com a implantação do 5G, esse modelo de negócio deve explodir.
Um dos principais pilares da TV por Assinatura, o esporte é a ‘mina de ouro’ dos streamings, que surgiu para o mundo ofertando filmes, séries e documentários.
Bom para o esporte, que ganha mais visibilidade, bom para as marcas, que têm um meio poderoso para gerar negócios e engajamento, bom para o fã do esporte, que tem cada vez mais uma oferta de conteúdo para acompanhar as suas modalidades preferidas.
“A multiplicação de canais é uma tendência e estão todos disputando seus espaços, seja com produtores de conteúdo ou algumas novas startups”, disse Bruno Maia, especialista em inovação e novas tecnologias do esporte, em entrevista ao Portal da revista Exame.
Autor do livro ‘Inovação é o Novo Marketing’, que trata desses assuntos, Bruno Maia disse ainda que esse modelo de negócio tem muito a ver com a lei do mandante, a flexibilização dos diretos e as mudanças que estão acontecendo. Uma dessas mudanças, segundo ele, pode ser observada nas narrativas diferentes do jornalismo ou da transmissão.
Não faltam opções hoje em dia na internet
Hoje em dia, não faltam opções. Onefootball, DAZN, TNT Sports, Star+, Amazon Prime, HBO Max, NSports, Globoplay e Conmebol TV estão entre as mais famosas.
De campeonato de futebol da segunda divisão dos Estaduais, passando por competições de categorias de base e torneios femininos de futebol, até eventos esportivos que não tinham espaço na TV, como beach tennis ou skate, as plataformas de streaming ofertam conteúdo esportivo para todos os gostos, todas as tribos.
A plataforma Onfootball, por exemplo, transmite os campeonatos de futebol da Coréia, Japão, Dinamarca, Noruega, Letônia, Cazaquistão, Eslováquia e até a Série B do Alemão. Competições que nunca tiveram espaço na TV por Assinatura, no Brasil.
O Star+ ampliou a oferta de conteúdo esportivo já oferecido pelos canais ESPN e Fox, da Disney. O TNT Sports tem a exclusividade da Champions League, maior competição de clubes do Planeta, e da Lampions League, a tradicional Copa do Nordeste.
E os canais de streaming não ficam apenas nas transmissões esportivas. Em seu cardápio, eles ainda ofertam programas, filmes, séries e documentários sobre atletas, equipes ou modalidades esportivas.
Canais no Youtube e conteúdo proprietário
No mesmo ritmo de crescimento das plataformas de streaming, surgem os canais independentes no Youtube, que já fazem muito sucesso com a Geração Z, como por exemplo o ‘Papo Reto’, do jornalista Benjamin (Benja) Back, em parceria com o Portal IG.
Outro bom exemplo é o canal ‘Dibradoras’, criado por quatro comunicadoras para dar mais voz e visibilidade às mulheres no esporte. O canal do Casemiro, que mistura futebol e humor, também faz muito sucesso, tanto no Youtube, quanto no Twich.
Clubes de futebol e entidades esportivas também investiram em conteúdo próprio na internet, com o objetivo de engajar ainda mais o torcedor e fã do esporte. Inspirados pela Netflix, Corinthians e Palmeiras, por exemplo, lançaram suas plataformas online.
A do Corinthians foi batizada de Corinthians TV Play e permite que qualquer pessoa, independente de ser sócia-torcedora do clube, acompanhe diversas produções audiovisuais relacionadas à equipe.
No Rio, o Flamengo lançou a FLATV, que já é um sucesso entre os rubro-negros, com uma programação variada. Os demais clubes grandes cariocas também investiram alto.
E assim como o São Paulo, o Flamengo desenvolveu um aplicativo oficial do clube para garantir um canal proprietário que gere ainda mais engajamento com a torcida.
O Athletico Paranaense lançou a Furacão Play, no Youtube, e transmite seus jogos do Brasileirão da Série A com exclusividade pela plataforma.
Páginas oficiais e aplicativos também estão em alta
Fora do futebol, algumas modalidades esportivas, através de suas respectivas entidades federativas, também começam a investir em mais conteúdo proprietário, seja com transmissões ao vivo pelo site ou engajando o fã do esporte pelas redes sociais. Ginástica, Surf, Judô, Atletismo, Futsal, Vôlei, Basquete e Handebol são alguns exemplos.
Mas, a presença dos clubes e outras modalidades esportivas na internet vai muito além do streaming. Os fãs também podem se conectar por meio de páginas oficiais, redes sociais e aplicativos. Um estudo recente da consultoria esportiva Sports Value, divulgado pela Exame, revelou os clubes de futebol mais populares na web.
Segundo os dados, o Barcelona é o clube mais popular do mundo com 240 milhões de fãs espalhados pelas redes sociais, seguido de perto pelo Real Madrid com 220 milhões, na segunda posição, e o Manchester United, com 140 milhões, na terceira.
As equipes brasileiras quase chegaram ao topo com o Flamengo, que ocupa uma honrosa 11ª posição com 34 milhões de fãs. Em seguida, é possível encontrar o Corinthians (14ª) com 24 milhões e o São Paulo (18º) com 15 milhões.
Confederações de modalidades esportivas já criaram o hábito de atualizar o Twitter ou Instagram com resultados de competições oficiais, convocações ou outras informações relevantes para atletas, comissões técnicas e fãs da modalidade. Estas informações em primeira mão também pautam a imprensa especializada.
Emissoras de TV por Assinatura investem mais
A infinita oferta de conteúdo esportivo dos streamings e canais proprietários de clubes e entidades esportivas obrigaram as tradicionais emissoras por assinatura a investirem ainda mais em conteúdo de qualidade e transmissões de eventos, principalmente em modalidades que não tinham muito espaço em outro tempos, como surf, montain bike e skate.
A ESPN mantém em sua grade as principais modalidades esportivas do americano, como Golfe, Beisebol, Basquete, Futebol Americano e soccer (nosso futebol). O Sportv investe cada vez mais em modalidades que até então não tinham muita visibilidade, como futevôlei, ginástica, surfe, beach tênis… E ampliou o cobertura em atletismo e vôlei de praia, por exemplo. O Bandsports tem investido muito em todas as categorias do automobilismo.
Caju TV: pioneira em transmissão pela internet no RN
Muita gente não sabe, mas um dos avós das transmissões esportivas pelas internet surgiu em Natal, no final da primeira década deste século.
A Caju TV, criada pelo veterano das telinhas, Madson Fernandes, ex-TV Cabugi e Tribuna do Norte, chegou a transmitir não só eventos esportivos, mas treinos de ABC e América.
O canal tinha um modelo muito semelhante ao que existe hoje, com essas plataformas de streaming. “Se naquela época tivesse surgido algum investidor que acreditasse no projeto…”, lamenta Madson, lembrando das transmissões do avô do streaming, que durou pouco mais de 2 anos. E lá se vai mais de uma década.