A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) realizou, na tarde desta quinta-feira (30), o Conselho Técnico do Super Matutão 2022, campeonato amador promovido pela entidade e que tem como objetivo promover a interiorização do futebol potiguar, além de revelar novos talentos para o esporte. Participaram do encontro representantes de 25 das 28 equipes que irão disputar a competição, que tem início previsto para o próximo dia 16 de julho.
Durante a reunião, foram definidos, por sorteio, os confrontos da primeira fase da competição (veja ao final), que será disputada em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. Para definição das partidas, a FNF dividiu as seleções em grupos, considerando a proximidade geográfica dos municípios, visando diminuir os custos com deslocamento para as equipes, bem como movimentar as torcidas locais através das disputas entre municípios próximos uns dos outros.
A segunda fase do Super Matutão irá reunir as 14 equipes vencedoras dos confrontos da etapa inicial. Os jogos, que também serão disputados em partidas de ida e volta, irão observar, quando possível, as questões territoriais, promovendo, mais uma vez, as disputas regionais. Já na etapa seguinte, o torneio terá as sete seleções vencedoras da segunda fase e a seleção eliminada que obtiver o melhor índice técnico nesta etapa.
A disputa das quartas de final segue o mesmo sistema das fases anteriores, com os quatro vencedores se classificando para as semifinais. A grande final do Super Matutão será disputada pelas duas equipes que vencerem esses confrontos. A previsão é que o jogo decisivo aconteça no mês de novembro.
De acordo com o responsável técnico do Super Matutão, Rubem Neto, a FNF irá aguardar a definição dos estádios por parte das seleções para elaborar e divulgar a definitiva da primeira fase, com jogos iniciando no dia 16 de julho. “Na próxima semana os clubes devem remeter à Federação a relação dos estádios escolhidos por eles para mandarem suas partidas. Com essas informações em mãos, a Federação terá condições de confeccionar a tabela”, esclareceu.
Confira os confrontos da primeira fase do Super Matutão 2022
– Apodi Município x Mossoró
– Areia Branca X Baraúna
– Serra do Mel x Apodi Liga
– Jandaíra X Porto do Mangue
– Assú X Macau
– São Pedro x São Tomé
– Currais Novos x Serra Caiada
– Lagoa D’anta x Santa Cruz
– São Gonçalo x Extremoz
– São Miguel do Gostoso x Ceará-Mirim
– Parnamirim x São José do Mipibu
– Tibau do Sul x Equipe a confirmar
– Nísia Floresta x Arez
– Macaíba x Montanhas
História do Matutão
De iniciativa do jornalista Everaldo Lopes, ou “professor”, como era conhecido carinhosamente na redação do jornal Tribuna do Norte, o Matutão começou nos anos 1960, segundo o pesquisador potiguar Mascos Trindade. Depois de uma breve parada, voltou em 1971, através de Everaldo Lopes, à época no Jornal Diário de Natal.
Em sua coluna na Tribuna do Norte o mestre da arte de escrever, Rubens Lemos Filhos, conta um pouco da história (vale à pena a leitura) e descreve assim a decisão do primeiro Matutão:
“O primeiro Matutão foi disputado em 1971 no velho estádio Juvenal Lamartine e teve Pau dos Ferros erguendo a taça ao derrotar Macaíba(foto) em tranco de sair lascas do campinho sofrido. Em 9 de janeiro de 1972, o placar final foi de 2×1, com Raimundinho abrindo o placar para os macaibenses e a virada sendo consumada nos gols de Aldemir e Bobô.”
Uma resposta
Sou a Isabelle Cunha, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.