Na Era da Informação, as marcas inovam e começam a produzir os seus próprios conteúdos, orientados para a sua audiência, e reforçando o branding em parceria com eventos ou outras marcas. A Centauro é um destes casos. A maior rede multicanal de artigos esportivos da América Latina anunciou uma parceria com a Federação Paulista de Futebol para a transmissão de jogos do Campeonato Paulista de Futebol Feminino, que começa em agosto e vai até dezembro.
Pelo acordo de media partner, a Centauro passa a ser a primeira marca anunciante a deter os direitos de transmissão de um campeonato de futebol brasileiro, além do acordo de patrocínio. A empresa vai transmitir 15 partidas do Paulistão Feminino, sendo uma por rodada. Dos 15 jogos, 11 serão exclusivos, incluindo um clássico.
Isso significa que a entrada da Centauro no torneio vai ampliar significativamente a grade de transmissão e, consequentemente, a visibilidade da modalidade ao permitir que um número maior de jogos seja acompanhado pelo público, ao vivo. Os jogos vão passar em telões das lojas físicas da Centauro e na página do Facebook da empresa. A competição também vai passar no canal do YouTube da FPF, no HBO Max (streaming) e na Globo (SporTV).
Para a rede, esse movimento significa posicionar a Centauro como um player de conteúdo e uma marca de esportes, indo muito além de um anunciante e varejista comum. Como exemplo, durante e fora das transmissões, a Centauro vai transformar o espaço em uma plataforma de conteúdo sobre futebol feminino, com diversas iniciativas, dando visibilidade para quem também fomenta a modalidade no país – projetos sociais, profissionais do setor e outras apoiadoras.
A rede de artigos esportivos ainda vai transmitir, de maneira não-exclusiva, as partidas semifinais e finais do campeonato. Todos os jogos podem ser acompanhados por meio do seu perfil exclusivo de futebol no Facebook (https://www.facebook.com/CentauroFutebol).
Paulistão Feminino: vencedor recebe R$ 1 milhão
A negociação da FPF com a Centauro prevê um dos maiores investimentos de marcas no futebol feminino no Brasil. Ou seja, uma contribuição direta ao fomento da modalidade, uma vez que o valor do patrocínio vai compor a premiação dos clubes participantes.
O investimento, aliás, também vai ajudar o prêmio a alcançar patamares jamais vistos, superando competições nacionais e sendo a maior premiação da história do futebol feminino no país.
Os times participantes vão receber R$ 2,6 milhões em cotas e premiação ao longo da competição. A equipe campeã recebe R$ 1 milhão e a vice R$ 500 mil, sendo que todos os clubes vão ter cotas e premiação. O valor de R$ 2,6 milhões representa um aumento de 1757% em relação à edição de 2021, quando foram pagos aos clubes R$ 140 mil — R$ 90 mil para o campeão e R$ 50 mil para o vice.
“É comum vermos o futebol feminino alvo de discussões sem conclusão: não tem investimento porque não tem visibilidade? Ou não tem visibilidade porque não tem investimento? O nosso passo, ao decidir investir nas duas pontas, e justamente romper e liderar a quebra desse ciclo vicioso. Afinal, o sucesso do esporte é o nosso sucesso”, avalia Gustavo Milo Marasco, diretor de marketing da rede.
“E o que eu quero dizer com isso é que sem o esporte a Centauro não existe. É nossa missão fomentar o futebol e tantas outras modalidades, como agente transformador, incentivando a prática, a torcida e outros sonhos que envolvem esse universo”, ressalta.
Para a coordenadora de futebol feminino da FPF, Thais Picarte, essa parceria – com a visibilidade que vai proporcionar – faz parte de um ciclo que fomenta a modalidade. O intuito da FPF, segundo ela, é olhar para a modalidade como um todo. Ou seja, além futebol profissional, como, por exemplo, as categorias de base e os profissionais que trabalham com as jogadoras.
“Vemos uma parceria que não é apenas pontual, mas veio para acontecer durante anos. O Campeonato Paulista sempre fez parte do desenvolvimento do futebol feminino no país”, afirma Thais Picarte.
“A parceria com a Centauro é um marco para o futebol feminino do Brasil. Um parceiro que entendeu a realidade da modalidade e que acreditou no propósito defendido pela FPF e pelos clubes paulistas. Temos a certeza de que será uma parceria muito importante para todos, em prol de um único objetivo: o desenvolvimento do futebol feminino”, afirma o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, que ressalta ainda que os clubes não vão ter mais os custos operacionais e de produção do campeonato, como acontecia no passado.
As receitas obtidas com os direitos de transmissão e parceiros comerciais vão possibilitar a premiação inédita e o custeio de todas as despesas da competição, estimadas em R$ 3,3 milhões.
O Paulistão conta com 12 equipes: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Ferroviária, Red Bull Bragantino, Portuguesa, São José, Taubaté, EC São Bernardo, Pinda e Realidade Jovem. Os quatro times mais bem classificados avançam para as semifinais, com jogos de ida e volta.