A Associação de Tênis dos Estados Unidos (USTA, na sigla em inglês) anunciou que vai permitir a participação de tenistas da Rússia e de Belarus no US Open. Porém, os atletas vão ter que competir sob bandeira neutra, como ocorreu na Olimpíada de Tóquio.
Número 1 do mundo, o russo Daniil Medvedev será um dos jogadores que deve seguir essa nova determinação. Este também é o posicionamento adotado pela ATP e WTA, que não impediram tenistas de nenhuma nacionalidade no circuito, diferentemente do que aconteceu em Wimbledon.
“A USTA, ao lado das demais entidades ligadas ao tênis, já condenou e segue condenando a injusta e não provocada invasão da Ucrânia pela Rússia. Apoiamos o banimento das federações de tênis da Rússia e de Belarus junto à Federação Internacional de Tênis (ITF) em todas as competições internacionais por equipes”, afirmou a entidade americana, em comunicado.
O US Open (Aberto dos Estados Unidos) será disputado entre os dias 29 de agosto e 11 de setembro, em Nova Iorque. Será o último Grand Slam da temporada 2022. Antes, começando em 22 deste mês, tem mais uma edição de Wimbledon.