MMA como esporte olímpico: sonho ou realidade?

A inclusão de novas modalidades no cardápio olímpico tem levado fãs do MMA (Mixed Martial Arts) a sonhar com a possibilidade de o esporte de luta também ganhar uma vaguinha nas Olimpíadas.

O coro é feito pelo presidente do UFC, Dana White, que durante uma entrevista ao canal do Ultimate no ‘Youtube’, expressou seu apoio à ideia e citou a grande audiência do MMA como um dos fatores que deveriam ser levados em consideração pelo Comitê Olímpico na hora de julgar uma possível entrada do esporte no programa de competições das Olimpíadas. Apesar de ser à favor, ele disse não fazer pressão para o sonho virar realidade.

“Eu acho que já deveria ser um esporte olímpico. Não é o meu trabalho. Eu não estou fazendo pressão para transformar isso em um esporte olímpico. Eu só concordo. Isso sem mencionar o fato que um dos grandes problemas que as Olimpíadas estão tendo agora é a audiência. Você quer audiência? Coloque o MMA nas Olimpíadas”, comentou Dana White.

Atualmente, os esportes de combate nas Olimpíadas de Verão são: judô, taekwondo, boxe e luta olímpica. O karatê fez parte do programa olímpico de Tóquio, mas não deve ser disputado em Paris. O sambo, o kickboxing e o muay thai também ganharam o reconhecimento provisório por parte do COI, mas sem data para inclusão.

Vale lembrar que na última Olimpíada, além do karatê, o COI inseriu o basquete de 3×3, beisebol/softbo e os esportes radicais, escalada, skate e surf, em seu cronograma. E para Paris, em 2024, já está definida a entrada do breakdance.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *