O wrestling, também chamado de luta olímpica, é considerado, segundo a CBW (Confederação Brasileira de Wrestling), o esporte de combate mais antigo do mundo.
E foi justamente no Wrestling que a brasileira Giullia Penalber fez história ao conquistar o melhor resultado do Brasil na modalidade em Jogos Olímpicos, em Paris.
Lutando na categoria até 57 kg, Giullia chegou à disputa pela medalha de bronze na Arena Champ de Mars. Embora tenha sido superada pela chinesa Kexin Hong, terminando na quinta colocação, a brasileira garantiu um feito inédito para o país.
A campanha de Giullia foi marcada por lutas difíceis e superação, consolidando-a como uma referência no wrestling nacional.
”Estamos orgulhosos de todos que conquistaram medalhas, mas também do Hugo Calderano, da Giulia Penalber e de tantos outros. Nós temos que enaltecer esses atletas todos que vieram para cá e se dedicaram por tanto tempo’’, comentou Mariana Mello, subchefe da Missão Paris 2024 e gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB.