Bruno Varela é tricampeão do Brasileiro de Rally Baja

FOTO: Sanderson Pereira

O Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2023 chegou ao fim após a oitava e última prova, o Rally Terra Verde, realizado este fim de semana em São Carlos (SP). O resultado garantiu à Can-Am mais uma vez comprovar sua hegemonia nas competições, com o tricampeonato na modalidade de Bruno Varela, da equipe Can-Am Monster Energy, a bordo de seu Can-Am Maverick X3 (2017, 2019 e 2023).

O caçula da Família da Poeira, como são conhecidos os Varela no circuito, ainda teve a alegria de comemorar o título ao lado de seu pai Reinaldo e seu irmão Gabriel, quinto e sexto lugares, respectivamente, na geral do campeonato. E mais: na penúltima etapa, Reinaldo, já pôde celebrar antecipadamente o título de campeão na Over Pro, uma das categorias dos UTVs. Com isso, a Can-Am conquista, pelas mãos da equipe Can-Am Monster Energy, o sexto título no nacional de Baja.

“Missão cumprida, é assim que me sinto. Estamos muito felizes com a temporada, que foi muito positiva para nós. Eu, agora, fico com o compromisso de disputar a categoria e os meninos as gerais dos campeonatos. Assim, vamos acumulando conquistas para a Can-Am também, incluindo Campeonato Sul-Americano de Rally com o Rodrigo e o Brasileiro de Baja com o Bruno na geral e eu na Over Pro”, comemora Reinaldo.

O segundo lugar conquistado por Bruno no primeiro dia da competição, no sábado dia 2, consolidou o título. Com o título na mão, Bruno mostrou o mérito do conjunto piloto e UTV em mais um ano, vencendo o segundo dia com 22 segundos de vantagem sobre o segundo colocado. Com isso, terminou a etapa em segundo, por muito pouco, a apenas 33 segundos do primeiro colocado.

“Fim de campeonato, com muitos altos e baixos, mas muito bom. Comecei bem, no meio tive uns probleminhas, mas consegui vir me recuperando até o final. Este é meu tricampeonato e o sexto título da nossa equipe no Brasileiro de Baja. E preciso dizer que tudo isso foi possível porque meu Maverick X3 esteve maravilhoso praticamente em toda a temporada e, por isso, faço um agradecimento todo especial à Can-Am que apoia a família desde 2013. Essa última etapa foi muito quente, muito técnica, muito tudo. Agora é comemorar e começar a preparação para a temporada 2024”, ressalta Bruno.

Deu Can-Am também na UTV 4

Também com o título de campeão antecipado na categoria UTV 4, Rodrigo Schlatter Matsumoto (Cotton Racing/ Boreal PowerSports) conseguiu realizar mais um sonho: o de subir ao lugar mais alto do pódio também na última etapa. E assim foi. Terminou na primeira colocação na categoria e em décimo-sexto lugar na geral, classificação bastante relevante para quem ingressou há tão pouco tempo nos ralis, em 2022. “Experiência sensacional. Muita adrenalina, emoção, uma mistura de tudo. Foi uma prova muito técnica, difícil e com lombas bem perigosas, mas os detalhes fizeram toda a diferença. E quando falo em detalhes, falo sobre meu Can-Am Maverick X3 que esteve impecável”.

Rodrigo é PcD e compete com uma prótese de perna direita (tíbia). Embora novado, mas completamente adaptado ao ambiente, afirma que disputou o campeonato de igual para igual com os demais pilotos: “Essa condição não é um obstáculo para mim, tanto que me adaptei facilmente ao Maverick X3, sem a necessidade de fazer qualquer tipo de mudança. Consigo acelerar com a perna mecânica e frear com a perna esquerda naturalmente. Tudo normal. E o resultado alcançado é a prova cabal. Estou muito feliz e super empolgado para a temporada 2024”, afirma Rodrigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *